Dúvidas Frequentes

CÃES E GATOS

• O ingresso de animais de estimação nos transportes públicos de uso coletivo fica permitido desde que o animal seja de porte pequeno e esteja contido dentro de caixa ou bolsa de transporte, ressalvado os casos de cães-guia (art. 29 da Lei Estadual nº 4.808/2006) e obedecidas às normas de higiene, segurança e saúde;

• Os animais deverão: estar devidamente acompanhados de atestado sanitário expedido pelo médico veterinário, comprovando a saúde do animal, e cumprir as medidas sanitárias definidas pelo serviço sanitário oficial e pelos órgãos de saúde pública, com destaque para a comprovação de imunização anti-rábica;

• Para o trânsito de cães e gatos NÃO é necessária a apresentação da GTA – Guia de Transporte Animal.

DEMAIS ANIMAIS DOMÉSTICOS

• Os animais domésticos deverão estar devidamente acondicionados, bem como deverão portar o atestado de saúde fornecido pelo veterinário responsável e a vacinação deverá estar em dia, em especial, a vacina anti-rábica;

• Esses animais deverão estar devidamente acompanhados da GTA (Guia de Trânsito Animal), fornecida pelo Ministério da Agricultura e/ou em seus postos autorizados.

ANIMAIS SILVESTRES

Para serem transportados, os animais silvestres deverão estar devidamente acondicionados e acompanhados dos seguintes documentos: GTA – Guia de Transporte de Animal, atestado de saúde, cartão de vacinação atualizado, bem como a Autorização de Transporte emitida pelo IBAMA.

CÃO-GUIA

Fica assegurado o ingresso, nos meios de transporte público coletivo, de cães-guia quando acompanhandos de pessoa portadora de deficiência visual. A identificação do cão-guia e a comprovação de treinamento do usuário dar-se-ão por meio da apresentação dos seguintes itens:

• carteira de identificação e plaqueta de identificação, expedidas pelo centro de treinamento de cães-guia ou pelo instrutor autônomo;

• carteira de vacinação atualizada, com comprovação da vacinação múltipla e anti-rábica, assinada por médico veterinário com registro no órgão regulador da profissão;

• equipamento do animal, composto por coleira, guia e arreio com alça.

A plaqueta de identificação deve ser utilizada no pescoço do cão-guia.

O cão em fase de socialização e treinamento deverá ser identificado por uma plaqueta, presa à coleira, com a inscrição “cão-guia em treinamento”, aplicando-se as mesmas exigências de identificação do cão-guia, dispensado o uso de arreio com alça.

É vedada a exigência do uso de focinheira nos animais de que o Decreto nº. 5.904, de 21 de setembro de 2006, como condição para o ingresso e permanência em ambientes de uso coletivo.

As bagagens de mão são de inteira responsabilidade do passageiro. Os objetos transportados não são indenizáveis, conforme Resolução ANTT nº. 1432 de 26 de abril de 2006. D.O.U. de 28 de abril de 2006. Art. 8º, §6º). Por isso, mantenha sempre consigo dinheiro, jóias e outros objetos de valor. Nunca coloque esses objetos na mala que irá no bagageiro externo do veículo. Ao desembarcar, mesmo que seja nos pontos de paradas, é aconselhado ao passageiro que leve sua bagagem de mão, para evitar aborrecimentos.

As malas que irão no bagageiro devem receber identificação. Quem viaja deve assistir a colocação e retirada de sua bagagem no compartimento do ônibus e conferir o número do ticket de bagagem.

O preço da passagem abrange, a título de franquia, o transporte obrigatório e gratuito de volumes no bagageiro e no porta-embrulhos, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensão:

1. No bagageiro, 30 kg de peso total e volume máximo de 300 dm (0,3), limita a maior dimensão do volume a um metro.

2. No porta-embrulhos, 5 kg de peso total com dimensões que se adaptem ao porta-embrulhos, desde que não sejam comprometidos o conforto e segurança do cliente, e que sejam pertences de uso pessoal.

Excedida a franquia acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagens.

É vedado o transporte de materiais considerados perigosos, como, por exemplo, explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos etc.

Em caso de dano ou extravio de bagagem, procure o funcionário responsável que se encontrar no local do desembarque. Preencha o formulário de reclamação de bagagem e apresente o ticket de bagagem e a passagem.

A cópia destes documentos será anexada ao formulário e encaminhada à empresa para que as devidas providências sejam tomadas. Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna contendo seus dados pessoais, pois, em caso de extravio ou esquecimento, será mais fácil devolvê-la.

Nosso setor de achados e perdidos fica na Matriz da empresa localizado na Rua Padre Siqueira n° 419 - Petrópolis (em frente ao Museu da Bohemia, na garagem da Única Transportes), o passageiro pode entrar em contato no telefone (24) 22441600 de Seg. à Sex. de 8h às 17h e 30min ou entrar em contato por email : gerenciaoperacional@unica-facil.com.br .

Crianças acima de 12 anos podem viajar sozinhas, no entanto, devem portar documento de identificação com foto. São considerados documentos oficiais: carteira de identidade, carteira emitida por conselho ou federação de categoria profissional, com foto e fé pública em território nacional, carteira de trabalho, passaporte brasileiro, carteira de habilitação com foto. Serão aceitos apenas documentos originais ou cópias autenticadas em cartório.

Crianças menores de 12 anos, ao viajarem acompanhadas de pai, mãe, tio, tia, avô, avó ou irmão maior não precisam de autorização judicial, mas deverão portar certidão de nascimento original /cópia autenticada ou documento de identidade original, e o acompanhante deverá estar munido de identidade original.

Viajando na companhia de pessoa maior ou parente por afinidade não necessitam de autorização judicial, mas deverão possuir autorização por escrito da mãe, responsável legal, ou pai da criança, com nome, endereço, número do documento de identidade e declaração de que autoriza a viajar na companhia de …………………, para o estado …………… e retornar ao ……………

Junto com a autorização, levar:

1. Cópia da identidade de quem autorizou a viagem (autenticada)

2. Identidade ou RCN (certidão de nascimento) da criança

Crianças menores de 12 anos, viajando desacompanhadas, necessitam de autorização judicial.

Documentos necessários:

1. Xérox da Certidão de Nascimento da criança (autenticada)

2. Xérox do documento de identidade (autenticada)

Lembramos que esta lei visa à segurança de seus filhos no convívio de sua família.

Não deixe que as crianças fiquem sozinhas ou sem identificação. Em caso de desencontro, procure o posto do Juizado de Menores presente no terminal rodoviário ou a administração.

As regras para embarque de crianças podem ser consultadas no artigo 83 da Lei nº. 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), disponível no site:

www.planalto.gov.br

Para informações adicionais sobre autorização de viagem para menores, sugerimos consultar a Vara de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de seu Estado.

Você poderá desistir da viagem, com obrigatória devolução da importância paga, ou revalidar a passagem para outro dia e horário, desde que se manifeste com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida em linhas Interestaduais, e uma hora em relação ao horário de partida em linhas Intermunicipais, pessoalmente em agências próprias da empresa transportadora. No caso de desistência, a empresa poderá reter 5% do valor da passagem, a título de multa compensatória. Para remarcações em linhas interestaduais, será cobrado multa de 20% do valor da tarifa. Ao realizar a remarcação da passagem, o passageiro deverá arcar com as diferenças de valores de tarifa.

Você pode garantir sua passagem de volta no mesmo local onde você compra a de ida. Isso proporciona maior comodidade e economia.

Nossos horários estão abertos com 30 dias de antecedência. Informamos que o ideal é comprar suas passagens de ida e volta até 15 dias antes da viagem, pois assim você irá dispor de várias opções de horários.

Ao comprar pelo nosso site, orientamos que retire seus bilhetes com alguns dias de antecedência, em uma das agências indicadas neste site, observando-se os dias e horários de atendimento. Assim, você terá uma viagem mais tranquila e confortável com toda a comodidade que a Única-Fácil coloca a sua disposição.

Evite a retirada de bilhetes no dia do embarque, porque as agências, pontos de vendas e terminais rodoviários estarão superlotados, havendo possibilidade de filas.

1. Ao comprar passagens pelo site para a retirada de terceiros, o comprador deverá indicar a pessoa que irá retirar a passagem, mencionando o nome completo e RG do favorecido no momento da compra pelo site.

2. O voucher não tem valor de passagem e deve, portanto, ser trocado pela passagem, que só pode ser retirada nos guichês rodoviários ou postos de atendimento indicados no site da Única-Fácil, mediante apresentação do voucher. Na falta dele, somente será permitida a retirada do bilhete pelo cliente mediante apresentação do RG indicado no momento da compra no campo “documento”. Na falta do voucher, serão retiradas apenas as passagens registradas no RG apresentado, desde que pelo titular do documento o apresente.

3. Em caso de desistência da viagem ou de remarcação de data ou horário, a passagem somente poderá ser cancelada com 3 horas de antecedência para passagens interestaduais e 1 hora de antecedência para passagens intermunicipais em relação à partida do veículo, sob pena de perda da quantia paga.

4. Esse cancelamento poderá ser efetuado nos guichês rodoviários indicados no site da Única-Fácil.

5. O cancelamento somente será efetuado através de remarcação de bilhete para outra data ou horário, ou através de estorno da importância paga pela operadora do cartão de crédito. Em ambos os casos, o cliente deverá apresentar o voucher, ou, na falta dele, o RG e o cartão de crédito com o qual foi feita a compra.

Para linhas intermunicipais possuímos uma previsão de 1h e 30min à 2h de viagem

Para linhas Interestaduais possuímos uma previsão de até 6h de viagem;

Durante altas temporadas, como no verão e feriados, o tempo previsto de viagem fica comprometido. Uma viagem que costuma durar 2 horas ou menos pode durar bem mais. Sendo assim, não considere o tempo previsto de viagem em condições e dias normais, tanto na ida quanto na volta.

Se estiver fazendo conexões para outras localidades, aumente o tempo destinado às conexões em pelo menos 6 horas.

Sugerimos que leve água ou líquidos refrescantes para ingerir ao longo da viagem.

Busque orientações com os funcionários da Única-Fácil

Procure sempre obter informações com os funcionários uniformizados da Única-Fácil, pois eles estão aptos a atender e orientar os nossos clientes com cordialidade e eficiência.

Embarque somente nos locais indicados no bilhete de passagem.

Devido aos congestionamentos e eventuais desvios de itinerários, que costumam ocorrer durante o período de verão e feriados, informamos que o embarque não poderá ocorrer fora do local de origem indicado no bilhete de passagem.

Deslocamento até o local de embarque

A Única-Fácil alerta que, no período de verão e feriados, em qualquer cidade grande, o acesso aos terminais fica congestionado, e o deslocamento dentro das rodoviárias torna-se complicado devido à grande quantidade de viajantes transitando no local. Por isso, saia de casa com bastante antecedência e, dessa forma, evite a perda do horário de embarque.

É assegurada a toda pessoa idosa o direito à gratuidade no sistema de transporte coletivo interestadual e intermunicipal.

Serão asseguradas as gratuidades para os idosos nos serviços de transporte rodoviário interestadual convencional de passageiros, prestado com veículo de características básicas, com ou sem sanitários, em linhas regulares.

deverão ser respeitadas as seguintes observações:

• ter idade maior ou igual à 60 anos;

• apresentar documento de identificação com foto;

• apresentar comprovante de renda igual ou inferior a dois salários mínimos;

• solicitar o bilhete com, no mínimo 3 (três) horas de antecedência do horário de partida do ponto inicial da Linha do serviço de transporte, podendo solicitar a emissão de bilhete de viagem de retorno, respeitados os procedimentos da venda de passagem;

• o idoso deverá comparecer ao terminal de embarque até 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para o início de viagem, sob pena de perda do benefício;

• limitação de 2 (duas) poltronas gratuitas por ônibus de serviço convencional;

• quando as 2 (duas) vagas gratuitas já estiverem preenchidas, o idoso, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, terá o desconto mínimo de 50% (cinquenta por cento) do valor da passagem para os demais assentos do veículo do serviços convencional de transporte rodoviário interestadual.

Já nas linhas Intermunicipais (Portaria do DETRO/PRES. nº. 811/07 e Lei nº. 10.741/2003, art. 39):

• ter idade maior ou igual a 65 anos;

• apresentar documento de identificação ou o RioCard Sênior (para o serviço urbano);

• em serviços rodoviários, o beneficiário deverá solicitar o bilhete com no mínimo 3 (três) horas de antecedência em relação ao horário de embarque;

• em caso de viagens rodoviárias, a TRANSPORTADORA está limitada a oferecer apenas 2 (duas) poltronas por veículo Convencional, sendo assim, programe sua viagem com antecedência e se dirija a um de nossos guichês para adquirir a sua passagem;

• no dia marcado para a viagem, o idoso deverá comparecer ao terminal de embarque até 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício.

IMPORTANTE: O “Bilhete de Viagem do Idoso” e o bilhete com desconto do valor da passagem são intransferíveis.

- O Passe Livre é um programa do Governo Federal que proporciona a pessoas com deficiência e carentes, gratuidade nas passagens para viajar entre os estados brasileiros. O passe livre é um compromisso assumido pelo Governo Federal nos transportes coletivos interestaduais.

Para maiores informações favor consultar o site

http://www.transportes.gov.br/direto-ao-cidadao/passe-livre.html

Não. Somente presencialmente em nossas bilheterias.

Faça parte de nossa equipe. Cadastre aqui seu currículo.

O voucher não tem valor de passagem e deve, portanto, ser trocado pela passagem, que só pode ser retirada nos guichês rodoviários ou postos de atendimento indicados no site da Única-Fácil, mediante apresentação do voucher. Na falta dele, somente será permitida a retirada do bilhete pelo cliente mediante apresentação do RG indicado no momento da compra no campo “documento”. Na falta do voucher, serão retiradas apenas as passagens registradas no RG apresentado, desde que pelo titular do documento o apresente.

É necessário chegar com 30 minutos de antecedência para trocar seu voucher pela passagem oficial.

Algumas de nossos Terminais Rodoviários possuem máquinas de autoatendimento em que com as informações do voucher o próprio cliente pode imprimir sua passagem, oriente-se no posto de atendimento.

Bilheteria Petrópolis - Terminal rodoviário Leonel Brizola:
Endereço: Rod.Br 040 Km 82,9 s/nº - Guichê 01, 02 e 06 - Capela Petrópolis/RJ - CEP: 25665-060

Bilheteria Castelo - Terminal rodoviário Menezes Cortes:
Endereço: Rua São José nº 35 - Guiche Term.E.G.M.Cortes Plataforma A - Castelo – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20010-020

Bilheteria Novo Rio - Terminal rodoviário Novo Rio:
Endereço: Av. Francisco Bicalho, 01 - Guichê 82 e 83 – Term. Rodov. Novo Rio – Santo Cristo – Rio de Janeiro/RJ

Bilheteria Juiz de Fora - Terminal rodoviário Miguel Mansur:
Endereço: Av.Brasil nº 9501 Term.Rod.Miguel Mansur loja 18 – B São Dimas Juiz de Fora -MG - CEP: 36080-060

Shopping Estação - Itaipava:
Endereço: Estrada união industria nº11000 Itaipava, Petrópolis – RJ - CEP: 25630-735